voce-nao-precisa-de-cafe-para-acordar

Verdade: você não precisa de café para acordar!

Acordar pela manhã e tomar aquele café para começar o dia. Temos certeza que essa é a rotina de muitas das pessoas que estão nos lendo neste momento. A verdade, no entanto, é que você não precisa de café para acordar, segundo vários estudos científicos.

Aliás, a frase deveria ser reformulada. Você não deveria precisar de café para acordar. Como estimulante, é possível que café efetivamente impacte nossa capacidade de acordar sem ele. E é exatamente este o tema que abordaremos neste artigo. Não perca!

Porque você não precisa de café para acordar?

O consumo de café pela manhã interfere os nossos níveis de produção de cortisol pela manhã. Saindo da linguagem técnica, o cortisol é o hormônio que nos ajuda a ficarmos alertas e despertos assim que acordamos.

Consumir café logo ao acordarmos, quando nosso cortisol deveria estar alto, causa uma espécie de tolerância à cafeína, uma vez que ela substitui a energia induzida pelo cortisol. Isso faz com que nosso corpo pare de absorver a cafeína naquela quantidade, e ainda pode reduzir a necessidade do organismo de produzir o cortisol.

O resultado é uma alteração no metabolismo, que pode afetar sua relação com o café, e até mesmo gerar dificuldades para acordar sem ele.

Então quando você deve beber café?

Com tudo isso dito, já deve ter ficado claro que é necessário deixar o corpo começar a funcionar, ao menos. Na verdade, há estudos que afirmam que a melhor hora de consumir sua primeira xícara do dia é ao menos uma hora após acordar.

Por isso, pode ser uma boa ideia chegar ao trabalho e beber sua xícara, ou fazer aquela pausa no meio da manhã. Estes horários permitem você aproveitar os benefícios do efeito do café, sem causar dano ao seu metabolismo.

E após almoço, existe algum problema?

Não, após o almoço, o café é uma boa ferramenta para substituir as baixas de cortisol naturais em nossa rotina. O importante, neste caso, é não exagerar no consumo da bebida!

Evite beber café menos de 6 horas antes de dormir

Você já sabe que não precisa de café para acordar. Outra boa dica para se saber agora é que não é um mito a história de que o café torna mais difícil dormir. Por isso, evite consumir a bebida menos de seis horas antes de dormir.

Como já explicamos no artigo, o café induz a liberação de energia no organismo. Embora, neste caso, não haja nenhum conflito com o cortisol sendo liberado no corpo, não é bom ter mais energia à disposição quando você quer fazer exatamente o oposto: reduzir a velocidade para poder descansar com tranquilidade.

Está claro que você não precisa de café para acordar, certo? Ainda assim, ele é útil em vários outros horários de nosso dia. Por isso, gostaríamos de saber quando VOCÊ considera o melhor horário para uma boa xícara de café! Compartilhe conosco nos comentários!

Tema Fooding por FRT