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Qual a rentabilidade do café na sua empresa?

– Qual a rentabilidade do café na sua empresa? – pergunta nosso consultor.

– Como assim? – responde o cliente.

Em estabelecimentos que vendem café, esse é um diálogo bastante comum. Ainda vivemos uma tradição onde o ponto de venda se preocupa muito com os sobrecarregados afazeres diários, e sobre pouco tempo para pensar na estratégia do negócio.

Se você possui uma máquina de café Baristo em sua empresa, com o objetivo de vender doses, mas não sabe responder a essa pergunta, a boa notícia é que há um mundo repleto de oportunidades para lucrar mais em seu estabelecimento!

É justamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje, abordando um pouco da visão mais estratégica que pode existir sobre a rentabilidade do café.

Começando a conversa: como você mede seus resultados?

De nada adianta falar sobre margens e estratégias se não temos nossa matéria prima: as informações que serão mensuradas para tomar uma decisão. Hoje, uma simples planilha pode ser suficiente para as primeiras análises!

Se você usa um software de gerenciamento, melhor ainda. É muito provável que você possa exportar esses dados para fazer uma análise rica.

Qualquer que seja o seu caso, a nossa dica é: comece desde já e não perca o hábito. Esse tipo de análise fica muito mais poderosa quando tem um longo período de tempo de análise.

Rentabilidade vs vendabilidade: o retorno frente ao rendimento

Embora o título desde artigo fale sobre a rentabilidade do café na sua empresa, talvez o mais importante seja, na verdade, a “vendabilidade”. Rentabilidade é a lucratividade em comparação ao custo. Se o custo de uma dose de café for 1 real, e você a vender por 5, você tem uma rentabilidade de 500%, desconsiderando fatores externos.

Quanto maior a rentabilidade, melhor. Certo?

Nem sempre! Se existisse um único café a ser vendido, a resposta seria verdadeira. Mas seu preço impacta em quantos cafés você venderá!

Dando atenção ao preço ideal

É nessa hora que a primeira análise pode ser feita: a tentativa de entender o preço ideal do seu café.

Voltemos ao exemplo anterior.

Seu custo por café é de R$ 1,00. Você vende 100 doses por mês a R$ 5,00, cada. Totalizando 500 reais de rendimento sobre 100 de investimento.

Mas e se você descobrisse que, cobrando R$ 3,00 pela dose, você poderia vender 500 doses por mês?

Seria um rendimento de R$ 1.500,00 sobre um investimento de R$ 500,00. Sua rentabilidade caiu para 300%, mas seu lucro líquido aumentou em 250%: de R$ 400,00 para R$ 1.000,00.

Entender o preço ideal é o primeiro passo em busca de uma alta lucratividade com o café, que vai muito além de entender a rentabilidade do café na sua empresa!

A rentabilidade adicional do café em vendas conjuntas

Outro fator importante sobre a rentabilidade do café é que um copo de café atrai outros tipos de consumo. Um chocolate, um salgado, um snack para comer no caminho… Além de vender o café, aumenta a possibilidade de vendas de um outro produto em conjunto.

Uma boa técnica é oferecer combos em que a compra do café com outro produto seja de um preço atrativo, aumentando significativamente a venda de produtos com saída mais baixa!

Por que é tão importante medir e testar?

A importância de medir diversos aspectos do seu negócio – entre eles, a rentabilidade do café na sua empresa – é desenvolver a capacidade de ser mais lucrativo com uma configuração que já existe.

Em alguns casos, tomadas de decisões simples, baseadas em dados, podem converter a operação que você já tem, com os mesmos empregados, o mesmo local físico e os mesmo equipamento em algo com o dobro da lucratividade. É como ter todo rendimento de um segundo estabelecimento, sem nenhum dos custos.

Essas análises podem ser um tanto cansativas e exigir um investimento de tempo, mas podem transformar o seu negócio, direcionando para um caminho de otimização constante.

Na Baristo, apoiamos nossos parceiros a buscar este tipo de análise, e estamos sempre à disposição para sugerir ferramentas e metodologias, pois também ganhamos quando nossos clientes crescem!

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