voce-sabe-o-que-faz-um-barista

Você sabe o que faz um barista?

Um(a) barista é uma pessoa que entende absolutamente tudo sobre o café a partir do grão pronto para ser consumido. Em certa medida, o barista está para o café assim como o sommellier está para o vinho: é quem referencia os parâmetros de qualidade do produto, entende de seu preparo e suas nuances.

Se o café é uma paixão nacional, o barista é o mantenedor da qualidade dessa paixão. Em outras palavras, é a pessoa responsável por elevar nossa experiência e fornecer bebidas cada vez mais deliciosas!

Conhecendo tudo sobre o café

Como especialista em café, o barista não conhece apenas as questões práticas de preparo e receitas. Ele também precisa entender sobre o café, sua história e características. Por isso, é necessário que ele conheça e tenha um bom referencial sobre os diferentes tipos de grãos, as formas de cultivo, de torrefação e moagem.

Conhecimento sobre receitas e aplicações

Entre as habilidade de um barista, há uma que certamente ocupa a posição central: saber fazer o café perfeito.

O café perfeito envolve proporções corretas de ingredientes, temperatura da água e precisão de segundos para a execução de cada processo. Nas mãos mais detalhistas, um simples café passado pode ser servido em diferentes tipos de filtros e coadores, destacando notas distintas do aroma da bebida.

Isso tudo se multiplica a várias receitas básicas de como servir o café, desde expressos, a cappuccinos, mochas, macchiatos e várias outras invenções.

Artistas do café

Sabe aquelas figuras e desenhos incríveis na espuma de um café caprichado? Também é um barista quem faz!

As técnicas de desenho na superfície da bebida podem ser feitas com palitos, com chocolate ou, até mesmo, com um domínio impressionante do leite vaporizado despejado sobre a bebida. Há pessoas especializadas na produção deste tipo de arte, que valoriza ainda mais a experiência de consumir um bom café.

Criadores de novas receitas

Como é de se imaginar, baristas são as pessoas mais preparadas para criarem novas receitas com café. Isso vai desde as bebidas de cafeteria até, claro, drinks alcoólicos que aproveitam as nuances características do café para explorar todo um mundo novo de bebidas que pode complementar esse sabor.

World Barista Championship

Se todas as atribuições de baristas não parecerem suficientes para você, ainda tem mais: todos os anos, um campeonato mundial de baristas é realizado em um país diferente. Normalmente, mais de 50 países são representados por profissionais que competem em diferentes etapas para conquistar o título.

O WBC premia profissionais que tenham um conjunto de habilidades aguçado: é necessário apresentar excelência em bebidas tradicionais, bebidas com leite e criações próprias, rigorosamente avaliadas por um conjunto de jurados.

Os jurados avaliam apresentação, limpeza, habilidade técnica, paladar e criatividade. A vencedora da última edição (realizada em 2019) foi a sul coreana Jooyeon Jeon.

Como ser barista?

Para quem se interessa em levar o café a sério e servir bebidas cada vez melhor – e com cada vez mais valor agregado, é claro – a boa notícia é que o segmentos de cafés especiais está em franca expansão.

Hoje, cada vez mais casas servem grãos de qualidade elevada, e não raras vezes disponibilizam um cardápio de grãos especiais para seus clientes escolherem.

Como mostramos neste post, no entanto, ser barista não é para amadores. A especialização exige muito estudo, e um dos melhores caminhos para fazer isso é se inscrever em um programa de treinamento que várias instituições com departamentos de culinária oferecem. No Brasil, por exemplo, o SENAC é conhecido por oferecer um excelente programa de formação de baristas!

Tema Fooding por FRT