O-café-na-visão-da-Medicina-Chinesa

O café na visão da Medicina Chinesa

O café na visão da medicina chinesa é um tanto diversa do que temos por aqui. Nesta parte tradicional da cultura oriental, ele é um dos vários fitoterápicos utilizados em tratamentos que buscam recuperar saúde e vigor das pessoas. Enquanto por aqui o café é muito mais relacionado a efeitos práticos ou àquela “energia extra” no meio do expediente, por lá ele também é visto como uma forma de combater problemas do organismo.

Por lá, a bebida é diretamente relacionada com os sistemas físicos e energéticos do fígado e do coração, envolvendo a saúde destes órgãos. Isso não significa, é claro, que este artigo busque estimular você a buscar tratamentos por conta própria usando o café como uma alternativa. É apenas um conjunto de curiosidades que podem levar você a pesquisar mais sobre o assunto, caso desperte seu interesse!

Entre os principais atributos do café na visão da Medicina Chinesa:

O despertar da mente

Ligadas às questões energéticas do corpo, as habilidades de “despertar a mente” do café são bem conhecidas no dia a dia dos brasileiros também. Trata-se daquela energia extra que nos coloca de volta ao trabalho em momentos de cansaço.

Mas quando se trata do café na medicina chinesa, no entanto, há funções específicas. Despertar não significa aumento de energia ou resistência, e sim a quebra do estado de torpor. Em outras palavras, não é um “energético” de longo prazo, e sim uma carga para reduzir a inércia.

Ações diuréticas

Parte da conexão com o fígado e os rins é a relação diurética do café em nosso corpo. Diuréticos são os alimentos que aceleram a urgência do organismo para urinar – o que é especialmente importante para reduzir a retenção de líquidos no corpo.

Em outras palavras, entre os benefícios do café na visão da medicina chinesa, a possibilidade de tratamento de inchaços causados por retenção de líquidos no corpo, ou de baixo funcionamento do sistema diurético (como rins e bexiga), o torna um grande aliado!

Ações diaforéticas

Assim como as ações diuréticas auxiliam no tratamento de problemas de retenção de líquidos, os efeitos diaforéticos são mais uma aliado para garantir que o organismo esteja em pleno funcionamento.

Diaforéticos são os alimentos que estimulam a transpiração do organismo, reduzindo a retenção significativamente. Obviamente, isso pode ser um efeito colateral em ambientes quentes, ou em que a transpiração possa ser um problema.

A boa notícia é que a ação diurética, em regra, reduz a diaforética. Ou seja: em um ambiente de trabalho pouco exposto ao calor, você provavelmente não precisará lidar com as ações diaforéticas da bebida!

Ações no sistema digestivo

Por fim, mas não menos importante, o café também estimula o funcionamento digestivo, segundo a medicina chinesa. Por isso, é um excelente aliado para combater a prisão de ventre e os problemas tipicamente relacionados ao mau funcionamento intestinal.

Para isso, é claro, é necessário contar com o consumo moderado do café. Na medicina tradicional chinesa, as dosagens da bebida geralmente estão relacionadas ao que interpretamos como duas xícaras ao dia, por aqui, em uma concentração normal de pó em relação à água.

Em outras palavras, beneficiar-se das propriedades do café não é difícil se você já o inclui em sua rotina!

E você, já utiliza o café por suas propriedades medicinais como na visão da Medicina Chinesa , ou gosta apenas de saborear uma boa bebida durante um dia de trabalho? Compartilhe conosco nos comentários abaixo deste post!

Tema Fooding por FRT