Honest-Market-fazer-o-proprio-ou-terceirizar

Honest Market: fazer o próprio ou terceirizar?

O conceito de Honest Market é uma das grandes tendências sendo adotadas por empresas com número significativo de colaboradores. Não é sem motivos: o modelo aumenta a quantidade de alimentos e bebidas disponíveis para os colaboradores da empresa, reduz custos e, ainda, permite implementar um reforço da cultura organizacional, valorizando a confiança entre todas as pessoas que contribuem com o crescimento da empresa.

Mas na hora de adotar a novidade, é normal que surja uma dúvida: implementar um honest market por conta própria, ou utilizar uma empresa especializada no assunto?

A Baristop recebe essa dúvida frequentemente, e sempre abordamos os aspectos centrais de um micro market, para que o próprio cliente possa tomar sua decisão!

Qual a diferença?

A principal diferença entre executar o próprio Honest Market e terceirizá-lo, obviamente, está na quantidade de recursos que precisam ser movidos para cada situação. Quando você monta um Micro Market para sua empresa por conta própria, é necessário adquirir todo o mobiliário, fazer contratos com os fornecedores de produtos, custear a manutenção e, ainda, alocar força de trabalho responsável pela gestão de estoques e fluxos financeiros.

Ao terceirizar, por outro lado, ganha-se em escala: já existe mobiliário e máquinas prontos para serem alocados sem custo adicional em sua empresa, já existem contratos vigentes com fornecedores diversos, e já existem equipes de manutenção e gerenciamento do estoque. Dessa forma, tudo se torna mais rápido e prático, além de o custo ser diluído na escala, junto a outros clientes.

Responsabilidade de fornecimento

Outra diferença fundamental é a responsabilidade pelo fornecimentos dos produtos. Quem opta por fazer uma loja de conveniência por conta própria, precisa negociar diretamente com distribuidores destes produtos, com o objetivo de adquirir quantidades relativamente reduzidas, impactando na margem de negociação. Além disso, a própria empresa se torna responsável pela reposição da loja e manutenção do estoque

Já quem conta com uma empresa especializada em micro market, simplesmente escolhe o catálogo que esteja disponível em suas prateleiras, para que os colaboradores consumam à vontade. Neste caso, a única responsabilidade da empresa é receber a equipe de reposição nos dias combinados. Todo o resto é por conta do fornecedor!

Definição de preços

A definição de preços é idêntica para os dois cenários. É a empresa quem decide o valor dos produtos a serem vendidos, e se haverá algum adicional para além do custo de fornecimento ou não.

A única diferença é o preço final. Uma empresa de fornecimento de Honest Market lida com grandes compras, reduzindo o valor final do produto. Por isso, via de regra, contratar uma empresa especializada acaba se tornando mais em conta do que comprar diretamente uma quantidade reduzida de distribuidores.

Segurança no pagamento

Assim como a definição de preços, a segurança no pagamento é idêntica em ambas situações. Como o modelo sempre é o do autoatendimento, o método não afeta em nada a segurança ou confiabilidade.

A única diferença está na auditoria dos produtos, que deve ser feita por alguém da própria empresa, caso opte executar o honest market por conta própria, ao passo que esse procedimento é feito pela terceirizada, caso haja a contratação.

Aumento ou diminuição dos módulos disponíveis

Uma máquina de café a mais, uma prateleira com produtos diferentes… Sempre há algo que precisará ser adicionado ou modificado em relação ao plano original.

Para quem executa por conta própria, isso envolve cotar a mobília, os equipamentos e o fornecimento. Já para quem terceira o serviço, basta entrar em contato para conferir as condições. Em geral, é uma situação muito mais vantajosa e flexível!

Decidiu terceirizar? Pense na Baristop!

Agora que você já sabe quais as principais diferenças e entre ter o próprio honest market e terceirizar o serviço, só falta saber com quem terceirizar!

A Baristop é especialista em micro market corporativo, e certamente tem configurações que são perfeitas para a sua empresa! Entre em contato clicando aqui para falar com a nossa equipe!

Tema Fooding por FRT