Espaço gourmet para casas de amantes de café

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- Google+ 0 0 Flares ×

Quem gosta de um bom café, seja na parte da manhã ou mesmo ao longo do dia, muitas vezes é tão entusiasta desta deliciosa bebida que, só de ouvir falar sobre ela, consegue facilmente fechar os olhos e imaginar seu aroma inigualável e a sensação de prazer que seu consumo proporciona.

Pensando na característica de um público consumidor que está cada vez mais exigente, que busca sempre mais opções de degustação de sabores e aromas, este post visa oferecer dicas valiosas para quem deseja criar um espaço gourmet em casa para receber amigos e familiares de maneira agradável para tomar um bom cafezinho!

O que é um espaço gourmet?

Ter um local para cozinhar e receber visitas sem sujar a cozinha da própria casa e seus demais cômodos é o sonho de toda pessoa. Um espaço gourmet é um local ideal para proporcionar esta possibilidade, sendo que tem se tornado parte quase que obrigatória de novos lançamentos imobiliários, como muitas casas em condomínio em Porto Alegre e outras capitais brasileiras. 

Um bom espaço gourmet precisa ser realmente funcional, mesclando conceitos de itens presentes em uma cozinha, sala de estar e de jantar, além da possibilidade de agregar uma churrasqueira, um forno a lenha e adega, proporcionando um clima despojado e próprio para a recepção de convidados também contando com uma bancada de serviço com pia e um balcão extra, ao estilo de um barzinho. 

Além desses itens básicos, é possível incluir no projeto de decoração de um espaço gourmet uma mesa para refeições, de acordo com o tamanho da família em questão ou da quantidade de convidados que geralmente se recebe.

Como decorar um espaço gourmet? 

A decoração de um espaço gourmet é sem dúvida alguma um elemento bastante particular, uma vez que contempla o gosto dos donos da casa. Geralmente, ele busca um aspecto mais rústico, porém, isto não é e jamais será uma regra. Até porque existem vários modelos de espaços gourmet desenvolvidos num conceito moderno e clean. 

Para que se chegue a uma ideia da decoração mais oportuna para este cantinho tão especial da casa, o ideal é que seus moradores conversem sobre os eventos que desejam realizar nele, que tipo de expectativa possuem em relação a este espaço e quantidade de pessoas que desejarão receber.

Tendo em mente também o quanto se pode gastar, seja no momento de construir o espaço ou, ainda, de se reformar algum cômodo já existente, o importante é colocar tudo de maneira bem planejada no papel. 

O importante a saber é que um cantinho gourmet jamais peca em flexibilidade, uma vez que pode ser planejado em áreas externas e internas. Além disso, pode receber algum tipo de cobertura fixa ou retrátil, podendo ser organizado numa varanda, numa garagem desativada ou mesmo em algum espaço vago entre a cozinha e a sala de seu apartamento ou casas em Porto Alegre.

Dicas gerais para todo tipo de espaço gourmet

Não importa como é o seu espaço gourmet, se é um espaço gourmet com churrasqueira ou sem, espaçoso ou pequeno, na hora de escolher seus equipamentos, móveis e utensílios procure itens de qualidade e que sigam o mesmo estilo de decoração que você idealizou. 

Para os itens essenciais para higienização e preparo dos alimentos, invista em torneiras ou de inox se seu estilo de decoração for mais moderno. Agora, caso você deseje algo mais rústico, vale a pena instalar itens em cobre ou mesmo na cor preta, pois eles ajudarão a fazer uma composição harmoniosa no ambiente. 

Lembre-se que, mesmo que você tenha um cantinho gourmet  com bastante espaço, é importante não sobrecarrega-lo demais com equipamentos que acabem tirando a suavidade do ambiente. Por isso, usar armários para guardar itens que não são utilizados em eventos específicos ajudam a manter o local sempre organizado e longe de muita bagunça! 

Ideias para espaço gourmet para degustação de café

Se você deseja criar um espaço gourmet para degustação de café, invista num espaço onde possa dispor alguns eletrodomésticos, como fogão cafeteira, moedora de grãos, utensílios domésticos em geral e louças variadas. 

Além do mais, uma boa ideia é criar nichos para dispor tipos diferentes de grãos, que fiquem fechados hermeticamente em recipientes transparentes, para que não percam sua essência e deteriorem rapidamente, mas possam ser visualizados pelos frequentadores do local.

Vale a pena investir em quadros, itens decorativos como bules, xícaras, pires e demais apetrechos em estilo retrô, o que dá muita personalidade ao local. Ao invés de utilizar móveis sofisticados, que tal usar poltronas de couro, mais rústicas, jogando um xale sobre elas? 

Busque imitar as grandes cafeterias de Paris ou New York, com um clima intimista e acolhedor. Vale a pena, portanto, investir em algum tipo de iluminação mais agradável, com o uso de lâmpadas mais fracas e direcionadas, além de dispor livros sobre o tema e fotos que envolvam esta temática, como imagens antigas, de plantações, de cafés e bares do Brasil e do exterior. 

Invista em louças e talheres diferentes dos demais existentes na casa. Vale até mesmo criar uma estante ou cristaleira para dispor canecas e xícaras e, até mesmo, quem sabe iniciar uma coleção com elas! 

Na hora de usar a criatividade, se o seu espaço gourmet permitir esse mimo, você pode inclusive ter mudas de pés de café para deixar preparadas para presentear aos visitantes. Além do mais, mesmo que more em um apartamento, elas podem ser plantadas em vasinhos. E em casas com mais espaço, podem estar plantadas no jardim e também já tendo um espaço separado para os convidados levarem mudas, grãos ou mesmo pacotinhos com café torrado e moído na hora.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre as possibilidades de criar um espaço gourmet em sua casa, especialmente com o conceito de decorá-lo na temática de um produto tão incrível quanto o café, pense nesta possibilidade e compartilhe este post com seus familiares e amigos em suas redes sociais! Certamente, com uma boa dose de criatividade e muito bom gosto, você poderá inovar sempre mais e unir o prazer de receber visitas ao inigualável sabor de um bom café em sua mesa! 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Email -- Google+ 0 0 Flares ×