extracao-de-cafe

Conheça os métodos de extração do café

Do bom e velho coador às engenhocas mais inusitadas, há vários métodos de extração do café, e certamente um deles é aquele ideal para você. Isso porque não existe um tipo melhor ou pior que o outro: cada um destaca certas características, combinando de formas distintas com cada grão e com cada paladar!

É bem verdade, também, que se fôssemos listar todas as opções existentes, provavelmente nossa listagem nunca acabaria. Por isso, separamos algumas das opções mais conhecidas e utilizadas atualmente.

Confira nosso artigo e nos conte: quais você já experimentou? Que métodos são os seus favoritos? Quais já ouviu falar e gostaria de experimentar?

O coador de pano

O coador de pano provavelmente é aquele que mais desperta a memória afetiva da maioria dos brasileiros. Certamente, é o típico método que lembra a “cozinha da vovó”, além daquela memória mais do que especial de conforto e um cafezinho passado na hora.

Com o coador de pano, não há contato com as fibras de papel comuns nos filtros de papel mais utilizados na atualidade, e que trazem um certo amargor extra ao grão. Por isso, a bebida costuma ter um sabor um pouco mais puro, sempre que utilizado um coador devidamente higienizado, e sem resquício de outros produtos.

Coador de papel

O coador de papel no típico suporte em funil é quase um padrão nacional. O método passou a ser utilizado no início do século XX, com o bom e velho filtro de papel para extrair a bebida.

Nesse método, o suporte e o filtro trabalham em conjunto. Com a baixa vazão da bebida pelo furinho na ponta do funil, o líquido fica em contato com o pó do café por tempo prolongado. Isso destaca o amargor e proporciona aquele tradicional “café forte” que associamos a este método.

Prensa francesa

A prensa francesa consiste em um método de extração de café que se utiliza da pressão para tirar óleos e seus aromas do pó. Neste sistema, o água quente e o pó ficam no mesmo local, e êmbolo faz o trabalho da pressão e, em seguida, da separação. O método extrai um sabor bastante intenso e encorpado, e pode deixar certa quantidade de resíduos. 

Moka

Confundida com a prensa francesa, apesar de ser muito diferente dela, a Moka é utilizada em vários designs, mas sempre com o mesmo conceito: um reservatório de água é colocado sob outro de café. Quando levada ao fogo, a água ferve, sendo “empurrada” contra o café, em um sistema de pressão capaz de extrair vários do óleos e aromas.

Aeropress

Entre os modelos atuais que fazem sucesso, a Aeropress é semelhante a um grande tubo com um pistão no interior. Coloca-se o café sobre o filtro do Aeropress em um lado, e a água, já quente, do outro. Com um movimento equivalente ao de uma seringa, força-se a água a passar pelo café.

O resultado deste método de extração do café é uma bebida intensa e de baixo amargor, pois fica em contato com o pó por pouco tempo, mas o faz com muita pressão, semelhante a um expresso.

Hario V60

A Hario V60 é um técnica queridinha entre os degustadores que gostam de explorar os métodos de extração do café. Trata-se de uma otimização técnica do café filtrado. Utiliza-se um filtro e um suporte, semelhante ao bom e velho método do coador de papel, mas com desenhos e materiais especiais, que reduzem o tempo de contato e o sabor de resíduos do coador.

Com desenhos específicos do suporte e nas ranhuras do coador, a água é passada de maneira mais uniforme, reduz os resíduos e traz um café capaz de potencializar grupos de complexidade ligados mais à acidez do que ao amargor do café.

Chemex

O método de extração do café por Chemex é repleto de rituais próprios. Com um formato semelhante ao de uma ampulheta, esse dispositivo utiliza um filtro de papel cônico, com filtração tripla e baixíssimo nível de resíduo.

O desenho da Chemex e do filtro levam a um procedimento uniforme, com tempo exato pra a filtragem ideal. O resultado de tanto cuidado é um café pouco amargo, capaz de ressaltar a acidez e a doçura, sem perder o corpo da bebida.

Agora que você deu aquela conferida em alguns métodos de extração do café, não esqueça de comentar seu favorito e o próximo que você vai experimentar!

Tema Fooding por FRT