Como não perder vendas no verão em sua cafeteria?

Para muitas cafeterias, bares diurnos e lancherias, o verão pode ser uma estação assustadora. A fórmula para não perder vendas no verão costuma parecer um sonho distantes, e a redução no consumo de bebidas quentes, como chás a cafés, causa um impacto que pode ser sentido no caixa durante o período.

É verdade que o café ainda é culturalmente bastante associado a temperaturas mais amenas, mas isso nem de longe é um impeditivo para que essa continue sendo uma fonte importante do seu faturamento. Com um pouco de criatividade e boas estratégias, é possível mudar a situação, e fazer com que o verão deixe de ser um problema.

Em nossas atividades por inúmeros estabelecimentos comerciais que enxergam no café uma poderosa fonte de renda, encontramos algumas das melhores formas de vencer o calor! Confira nossas dicas e comece a enxergar o verão de uma nova maneira!

Lembre-se: Seu espaço estimula o consumo

Muitas pessoas esquecem que o local onde consumimos uma bebida ou comida causa um enorme impacto naquilo que queremos pedir. Isso vai de algo básico, como a higiene e a apresentação, até detalhes que exigem mais atenção, como a temperatura e o design do cardápio.

Em geral, pessoas evitam tomar café quando estão passando muito calor. No entanto, se o ambiente tiver uma temperatura agradável, o calor externo certamente deixa de ser um fator tão relevante.

Mais do que isso: um ambiente com temperatura agradável faz seu estabelecimento se tornar um oásis no meio do verão quente. Assim, em vez de evitar o consumo, ele estimulará que mais pessoas entrem e aproveitem os produtos que você tem a oferecer.

Criatividade nas bebidas

Se nem mesmo uma boa dose de ar-condicionado é suficiente para convencer as pessoas a beberem café, é possível que você ainda esteja pensando no produto de forma muito tradicional. Não é difícil encontrar dezenas de receitas refrescantes com a bebida.

Nas próprias máquinas de café Baristo, por exemplo, o sabor chocomenta é uma excelente alternativa inovadora e refrescante, sem abrir mão daquele aconchego característico do café.

Para quem ainda conta com equipes de baristas, as opções são praticamente infinitas: de cafés gelados a combinados com frutas, há muitas formas de tornar essa bebida uma ferramenta para não perder vendas no verão.

Lembre-se que o café também é hábito

Beber café não é apenas um impulso que surge no frio ou quando bate aquele soninho. É um hábito que permeia nosso cotidiano de diferentes formas. Seja ao sairmos na rua, depois do almoço ou no meio da tarde, essa bebida costuma estar associada a momentos específicos de nossas vidas.

Por isso, pensar em formas que facilitem para que o café seja mantido nessa rotina é uma excelente maneira de não perder vendas no verão. É o caso de copos descartáveis para viagem que contenham mensagem ou estímulos visuais, por exemplo.

Acredite: aqui na Baristo, já vimos muitas vezes o efeito transformador que nossos cafés possuem no resultado de vendas. Buscar uma solução que favoreça a rotina e a interação de seus clientes com essa parte simples do cotidiano pode mudar tudo em seu caixa, ao fim do verão.

Ofereça pacotes que combinem com a estação

Os pacotes, ou produtos combinados, são uma estratégia muito distantes do que se pode considerar uma novidade. Ainda assim, são muito eficientes.

Se você acha que o grande problema do café no verão é o calor, porque não oferece-lo junto a tortas, sorvetes, saladas de fruta e afins, por um preço especial?

Isso aumenta o seu ticket médio por cliente, adiciona um produto na lista de vendas e, ainda, permite que você utilize produtos que sejam interessantes para você, de acordo com o custo de fornecimento. É por isso que essa estratégia é utilizada há tanto tempo: porque ela funciona muito bem.

Fidelize com qualidade e oportunidades

Outra dica importante é a fidelização de seus clientes. Lembra quando falamos sobre o café ser habitual na rotina de muitas pessoas? Isso quer dizer que você não precisa buscar centenas de novos clientes todos os dias: é possível lucrar muito vendendo para praticamente os mesmo clientes diariamente, sem que isso se torne repetitivo na vida deles. É apenas parte da rotina!

Isso se chama fidelização, e ela é construída, acima de tudo, com qualidade. Para dar uma forcinha, é claro, existem as oportunidades: descontos para clientes recorrentes, cartões de brindes e várias outras estratégias ajudam a manter seus clientes frequentes e buscando o seu café!

Se você conhece outras dicas para não perder vendas no verão, compartilhe conosco nos comentários! Na Baristo, acreditamos que o mercado é mais forte quando todos buscam se aprimorar, e gostamos de compartilhar essas técnicas em nosso blog!

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