cafe-ajuda-a-emagrecer

Café ajuda a emagrecer!

Para quem busca perder aqueles quilinhos extra, toda ajuda é bem-vinda. E o assunto de que o café ajuda a emagrecer ronda a cabeça de todos em busca deste objetivo.

O tema tem razão para existir: sabe-se que uma xícara de café passado, sem açúcar, possui apenas uma caloria. Mas entre não ajudar a engordar e ajudar a emagrecer, obviamente existe uma longa distância.

Neste artigo, queremos trazer um pouco das observações que existem sobre o assunto, de forma leve e divertida. Lembre-se sempre de seguir uma dieta com orientação profissional, sem cometer exageros!

Afinal, o café ajuda a emagrecer?

A verdade é que não existe nenhum alimento que leva ao emagrecimento de forma imediata. Por outro lado, existem ingredientes que ajudam no processo, quando somados a uma alimentação adequada. A cafeína, presente no café, é um deles!

Em outras palavras, se você adicionar o café em sua dieta, junto a uma rotina equilibrada, ele potencialmente ajudará a acelerar os resultados. Se, por outro lado, o café foi só uma adição naqueles lanches frequentes, repletos de calorias, ele não fará milagre (infelizmente)!

E qual o impacto da cafeína no emagrecimento?

Como falamos logo acima, é a cafeína a grande responsável pelo empurrãozinho no emagrecimento. Não custa lembrar que ela não é exclusividade do café: chás, refrigerantes, energéticos e produtos de chocolate também são fontes dessa substância.

O que os principais estudos sobre o assunto apontam, é que a cafeína é acelerador do metabolismo. Sabe quando você bebe uma xícara a mais de café e começa a sentir uma agitação? Isso ocorre no corpo inteiro, e exige as calorias que estão armazenadas em você.

Em outras palavras, a cafeína é uma aceleradora da queima de gordura e do consumo dos carboidratos presentes no organismo.

Também se sabe que a cafeína atua como um supressor de apetite. É comum observarmos isso quando pretendemos tomar um café e fazer um lanche, mas acabamos nos satisfazendo apenas com o café!

Não se esqueça que os efeitos não valem para bebidas diferentes!

É óbvio, mas não custa nada reforçar: os estudos feitos para identificar se o café ajuda a emagrecer são feitos com base em preparos que levam exclusivamente água e café. É para este cenário que uma xícara possui apenas uma caloria!

Misturar leite, açúcar, chocolate e tantas outras possibilidades existentes aumenta dramaticamente a quantidade de calorias na bebida, e basicamente corta os benefícios da cafeína em relação ao emagrecimento.

Então nada de tomar aquele belo cappuccino com uma dose adicional de chantilly, achando que está no caminho do corpo de verão, ein?!

Cuidado com os excessos!

Com isso tudo dito, vale uma recomendação final. O café ajuda a emagrecer dentro de um contexto de dieta equilibrado, e ele não é uma solução mágica!

Exagerar no consumo da bebida não vai acelerar os resultados, e ainda pode causar prejuízos: o excesso de cafeína pode causar ansiedade, nervosismo, náusea, aumento na pressão sanguínea, e potencializar transtornos ligados à ansiedade. Então, nada de exageros!

Tema Fooding por FRT