algumas-curiosidades-sobre-o-cafe

Algumas curiosidades sobre café

Que o mundo é cheio de curiosidades sobre café, todos nós já sabemos. Afinal de contas, não é sem motivos que uma bebida se transforma em um dos maiores ícones de consumo e conforto ao redor do mundo.

Por isso, trouxemos uma série de curiosidades sobre café que são interessantes e nos fazem conhecer ainda melhor essa bebida tão especial. Confira!

O café tem mais de mil anos

O uso do café como bebida provavelmente data desde o século IX, quando pastores de cabras perceberam que seus animais pareciam começar a “dançar” após comerem os frutos do cafeeiro.

Um monge local teria feito a bebida com o produto, e descobriu que passou a noite inteira acordado. Desta forma, nasceu a xícara de café original!

O café também pode ser comida!

Além de ser usado na forma tradicional como bebida quente e como uma espécie de vinho fermentado de seus grãos, o café também é utilizado em uma espécie de barra de energia em alguns locais do mundo.

Há dois tipos principais de café

A maioria dos produtores usa grãos do tipo Arabica e Robusta. Os grãos Arabica são os mais populares, enquanto o Robusta é um pouco mais amargo, e possui uma maior quantidade de cafeína.

O Brasil é o maior produtor de café do mundo

Hoje, o Brasil produz cerca de um terço do suprimento mundial de café, segundo a Organização Internacional do Café. Isso pode não ser novidade para ninguém, mas os números podem ser ainda mais impressionantes em comparação: a produção é praticamente o dobro do segundo colocado, o Vietnã.

Espresso significa “prensado” em italiano

O nome vem do fato de a água fervente ser forçada pelos grãos de café prensados. Isso resulta em um sabor mais intenso, com uma maior concentração de cafeína, extraída pelos óleos dos grãos.

O café mais caro do mundo custa mais de US$600 a cada meio quilo

Pode parecer exagero, mas o café mais caro do mundo tem valor superior a 1000 dólares por quilo, e uma método nada convencional: ele é feito a partir dos grãos de café colhidos das fezes de uma espécie de felino asiático, que come as frutas e não digere os grãos. Isso resulta em um café mais suave e menos ácido, chamado de kopi luwak.

Muitos já tentaram banir o café

As décadas de XVI, XVII e XVII têm algo em comum: durante elas, ao menos uma vez grandes religiões do mundo tentaram proibir o café.

Curiosamente, em uma das proibições da religião católica, o Papa Clemente VII gostava tanto da bebida que resolver acabar com a proibição de uma vez por todas, batizando-o dentro do catolicismo.

A Finlândia tem o maior consumo por pessoa no mundo

A Finlândia tem uma média de consumo de café de quase 12,5 kg do grão por ano, de acordo com a Organização Mundial do Café. Isso é mais que o dobro que a maioria do consumo dos países.

No Brasil, por exemplo, a média de consumo é de 6 kg de café per capita por ano. No entanto, o total de consumo brasileiro corresponde a mais de 10% de todo consumo de café.

E você, conhece alguma outra curiosidade? Compartilhe conosco aqui nos comentários!

Tema Fooding por FRT